Wix ou WordPress? Qual plataforma escolher para criar meu site?

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado de criação de sites, e é comum ficar em dúvida entre qual escolher para criar o site do seu negócio, principalmente entre o Wix ou o WordPress.

Wix ou WordPress? Qual o melhor?

É muito importante escolher a ferramenta certa para a criação do seu site, afinal, são ferramentas pagas que incluem recursos, possibilidades de criações e utilizações. Ainda, essa ferramenta será definitiva para abrigar a identidade digital do seu negócio.

A criação de sites se tornou mais intuitiva. Há alguns anos, era preciso codificar todo o site. Atualmente, há um processo de criação muito mais interativo, otimizado e mais rápido.

Codificar um site hoje já não é tão comum. Além do tempo de criação ser maior, há ainda o fator de gerenciamento. Um leigo em códigos não vai conseguir gerenciar um site tão bem quanto alguém que já sabe (o criador do site).

Utilizar interfaces amigáveis, interativas e funcionais é a melhor opção, e ambos, o Wix e o WordPress, fornecem isso.

Mas não pense que qualquer um consegue fazer um site. Não é por aí. Apesar de a criação de sites ter sido aprimorada e otimizada, o conhecimento de um profissional que pensa em fatores como design, experiência do usuário e criatividade é essencial para o site de uma empresa cumprir seu papel.

Qualquer plataforma de criação de sites é boa?

Não é bem por aí. Nem toda plataforma de criação de sites é boa. Há péssimas plataformas no mercado.

Este, inclusive, é um dos problemas que vieram com o aprimoramento da criação de sites, onde muitas empresas enganam seus consumidores, vendendo a ilusão de que qualquer um consegue criar um site.

Fique sempre atento. O melhor a se fazer é contratar um profissional para a criação do site do seu negócio, utilizando a plataforma mais adequada para isso.

Wix e WordPress – Um apanhado geral sobre essas ferramentas

Ambas as ferramentas são bastante utilizadas pelo mercado. Por exemplo, o WordPress é responsável por ter mais de 40% dos sites de todo o mundo construídos nele.

Ambas as ferramentas possuem as funcionalidades de criação de sites comumente chamadas de arrasta e solta, onde os elementos do site são selecionados sem a necessidade de digitar uma linha de código sequer, pois a plataforma já faz isso. Ainda, há muitas possibilidades de personalização do site.

Portanto, o resultado que um desenvolvedor iria trazer é possível obtê-lo através de plataformas intuitivas e de fácil gerenciamento, em menos tempo e com mais recursos.

No entanto, para escolher o Wix ou o WordPress, você deve ficar por dentro das vantagens e desvantagens de cada uma.

Apesar de ambas possuírem prós e contras, ainda há a que se sobressai entre elas, e é isso que você vai conferir agora.

Comparativo entre Wix e WordPress – Qual utilizar para construir o site da sua empresa?

1 – Liberdade de customização

Uma das grandes desvantagens do Wix é a limitação na customização. O Wix oferece um editor visual, o que pode parecer uma vantagem para iniciantes, mas à medida que seu site cresce e suas necessidades se tornam maiores, o Wix fica restrito. Com ele, você depende de layouts predefinidos e opções limitadas de personalização.

No WordPress, o cenário é completamente o oposto. É possível possuir controle total sobre a customização do site inteiro, sendo possível alterar o código do site.

Também, se você deseja adicionar funcionalidades específicas, pode contar com uma enorme biblioteca de ferramentas que oferecem desde integrações com redes sociais até sistemas avançados de e-commerce.

2 – Escalabilidade e flexibilidade

Sobre a escalabilidade e flexibilidade do site do seu negócio, ou seja, o crescimento do número de visitantes e as adaptações que precisarão ser feitas, o WordPress possui muito mais recursos, enquanto o Wix fica estagnado.

Podemos dizer que o WordPress cresce junto com o seu negócio, de forma que, a depender de adaptações, é possível facilmente realizá-las e reter cada vez mais usuários.

3 – Migração de hospedagem

Este é um ponto muito crítico que muitas empresas não dão atenção, e acabam se tornando reféns da plataforma.

Se o seu site começa a receber muitos visitantes ou você deseja apenas mudar do Wix para outra hospedagem, não será possível realizar essa migração, porque o Wix não a permite.

Fazer uma migração de domínio é enviar o seu domínio (dominiodasuaempresa.com.br) para outra hospedagem sem perder o domínio. Isso é muito realizado em casos da presença de uma hospedagem com mais recursos.

Ainda, muitas empresas utilizam e-mails personalizados que possuem o domínio, por exemplo, comercial@suaempresa.com.br.

Ao possuir esse serviço de e-mail no Wix, não é possível mudá-lo. Portanto, principalmente para negócios que recebem muitos e-mails, fica inviável registrar um novo domínio para utilizá-los, o que faz com que se tornem reféns de uma plataforma.

Já no WordPress, é o contrário. Apesar de ele não possuir serviço de e-mail, pois isso fica por conta da hospedagem, ao contratar uma hospedagem que permite a utilização do WordPress, é possível realizar a migração de domínio sem perder os e-mails. Será feito apenas um apontamento dos e-mails da hospedagem antiga para a atual, sem perder nada.

4 – SEO – Otimização para as buscas que os usuários realizam

Quando um usuário pesquisa algo no Google ou outro buscador, os primeiros resultados que aparecem indicam que são os mais otimizados para as buscas.

Então, pense: com um site profissional otimizado para SEO, quando o usuário pesquisar, por exemplo, por serviço de (nome do serviço) em tal cidade, ele vai se deparar com resultados nas primeiras posições que serão os mais otimizados.

Um ponto muito forte do WordPress é a otimização eficaz de SEO, ou seja, ao utilizar o WordPress, é possível trabalhar com um SEO forte, pois ele permite que otimizações sejam feitas para o site aparecer nas primeiras posições das buscas. O contrário acontece com o Wix.

O Wix possui uma limitação muito grande no que se refere a SEO, e a estrutura do site que o Wix permite criar pode não ser nada otimizada. Além disso, o código gerado pelo Wix é desorganizado, e isso faz com que o Google e outros buscadores penalizem o site, de modo que não apareça nos primeiros resultados de pesquisa.

5 – Custos

Em um momento inicial, o Wix pode parecer muito atraente com seus planos iniciais baratos. Porém, a longo prazo, essa economia acaba sendo uma retenção. À medida que você precisa de mais funcionalidades, como mais espaço de armazenamento, o custo dos planos começa a subir.

Mesmo nos planos mais caros, você ainda não terá as funcionalidades robustas e eficientes que o WordPress oferece.

Já o WordPress pode parecer mais caro de início, já que você precisa de um domínio e hospedagem, mas os custos são muito mais acessíveis a longo prazo. Com um bom plano de hospedagem, você terá um site mais rápido, com mais espaço de armazenamento e controle total sobre suas funcionalidades.

6 – Design

O Wix oferece alguns temas e templates, mas suas opções são limitadas e podem parecer genéricas. Além disso, se você escolher um tema no Wix, não pode trocá-lo depois sem perder o conteúdo do site. Isso é uma grande limitação se você decidir mudar o layout ou atualizar a aparência do seu site no futuro.

Ainda que seja possível personalizar um site por completo no Wix, ainda há muitas limitações, enquanto no WordPress é possível personalizar totalmente o site com várias funcionalidades.

Conclusão

Se você busca uma plataforma flexível, escalável e com total controle sobre o seu site, o WordPress é, sem dúvida, a melhor opção. Ele oferece infinitas possibilidades de personalização, é otimizado para SEO, possui uma vasta gama de ferramentas e opções e ainda garante que você seja o verdadeiro dono do seu site.

Enquanto isso, o Wix limita suas opções e acaba sendo mais caro e menos eficiente a longo prazo. Para quem quer construir um site de qualidade, que cresça com seu negócio, o WordPress é imbatível e a melhor opção.

Mais conteúdos

Picture of Isac Eugênio

Isac Eugênio

Profissional de SEO há mais de três anos. Em minha trajetória profissional, identifiquei grandes falhas de SEO e otimizações gerais em sites de clientes feitos por agências que se diziam profissionais. Assim, fundei a Horizonte Sites para criar sites incríveis focados em Posicionamento no Google (SEO). Atualmente, coordeno parceiros webdesigners e juntos trabalhamos para que o seu negócio possua o melhor ambiente digital e atraia clientes para você. Já eu sou o responsável por aplicar o SEO em seu site a fim de proporcionar resultados através do Google. Meu conhecimento, experiência e expertise farão uma grande diferença no site da sua empresa.